terça-feira, 17 de março de 2020

4 ps de marketing. Aprenda como isso funciona para ampliar seu negócio.

Vamos te explicar como os 4 ps de marketing são importantes para o seu negócio. O quanto ele pode trazer resultados e aumentar vendas.
Os 4 Ps de Marketing são:
  • Produto: o que a empresa vende.
  • Preço: quanto será cobrado do cliente.
  • Praça: onde você oferecerá seu produto.
  • Promoção: como você vai promover esse produto.
Níveis de segmentação de marketing
Os níveis de segmentação de marketing podem ser classificados da seguinte forma:
Marketing de massa: É considerado o marketing indiferenciado porque o único composto de marketing é direcionado para todo o mercado, sem distinção. A empresa se engaja na produção, distribuição, precificação e promoção de massa de um produto para todos os compradores. Vários estudiosos acreditam que o marketing de massa tem sido cada vez menos utilizado. Ex. Ford T preto.
Marketing de segmento concentrado: De acordo com Dias (2003) a empresa pode escolher apenas um segmento prioritário como o mais importante e prático e decide concentrar todos os seus esforços nele. Portanto elabora um único composto de marketing para um segmento de mercado. Ex. Produtos de beleza para mulheres negras.
Marketing de segmento diferenciado: A empresa reconhece e leva em consideração uma ou algumas diferenças significativas que possam existir entre seus segmentos-alvo e opta por tratá-los de forma distinta preparando um plano de marketing específico para cada segmento. A empresa reconhece que os compradores diferem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos de compra. Exs. Veículos de motor 1.000 para a Classe C e carros de luxo para a Classe A.
Marketing de Nicho: São, normalmente, pequenos mercados, ou grupo restrito de compradores cujas necessidades, normalmente, não são bem atendidas. Geralmente atraem uma quantidade menor de empresas. O nicho é um segmento dentro do segmento. Trata-se de um subgrupo com interesses específicos e distintos, normalmente, de produtos de altíssimo valor agregado. Exs. Viagens pelo concorde, educação à distância para estudantes Internacionais, receitas para pessoas intolerantes ao glúten.
Marketing Individual: Refere-se ao esforço e habilidade da empresa em preparar uma base consistente de produtos e comunicações para atender às exigências de cada consumidor. É um produto personalizado ou customizado, adaptando-o às necessidades e desejos individuais. Exs: Confeitarias que fazem bolo com a foto do aniversariante, restaurante self service e móveis planejados.

O que exatamente são os 4 Ps de Marketing?

Sabe-se que o Mix de Marketing se trata de uma ferramenta que ajuda a colocar em prática as estratégias de marketing que foram determinadas anteriormente por uma empresa. Basicamente envolvem variáveis que podem ser controladas e utilizadas como forma de influenciar a resposta do consumidor perante a sua marca.
Aí a razão de que precisam ser estudados com calma, pois um erro mínimo pode resultar numa resposta negativa por parte do público alvo.
Os 4 Ps também podem ser considerados a base de uma estratégia de marketing e quando andam em conjunto garantem o sucesso e conquista do público-alvo. Uma empresa deve analisá-los inicialmente em separado, para então trabalhar seus resultados em conjunto.
A prova de que as quatro ferramentas estão ligadas? Toda empresa possui um produto ou serviço que deseja vender, afinal ninguém produz com o intuito de guardar para si mesmo. Assim precisa trabalhar o valor de sua mercadoria (o preço), escolher um bom ponto de vendas (praça) e divulgar aquilo que se é vendido (promoção). Isso, é claro, uma explicação bem básica do que seriam os 4 Ps de Marketing.
O composto de marketing, marketing mix ou mix de marketing é uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor aos clientes e atingir os objetivos da organização.
Produto: é tudo aquilo que possa satisfazer a um desejo ou a uma necessidade. Pode apresentar-se na forma de um bem físico, de um serviço, de um lugar, de uma pessoa, de uma organização, etc. A variedade, qualidade, design, marca, embalagem, entre outras características, fazem parte do produto.
Preço: é a quantia monetária que os clientes têm de pagar para obter um produto. Considera os seguintes aspectos: lista de preço, descontos, subsídios, prazo de pagamento e condições de crédito.
Praça: é a distribuição, ponto de venda, ou local onde se torna o produto disponível aos consumidores-alvo. É formada por tudo o que representa e é exigido para que aconteça a distribuição do produto, como os canais de venda, cobertura, transporte, estocagem, etc.
Promoção: envolve as atividades que divulgam ou comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo. Considera os seguintes aspectos: propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas, e relações públicas.
Atualização dos 4 Ps de Marketing
De acordo com Kotler e Keller (2012), apesar da classificação do composto de marketing envolvendo os 4Ps, atualmente em vista da complexidade, abrangência e riqueza do marketing, como exemplificado no marketing holístico, esses 4 Ps não representam mais todo o cenário. Desta forma se os atualizarmos a fim de que reflitam o conceito de marketing holístico, teremos um conjunto mais adequado que representará melhor a realidade do marketing moderno, que inclui: pessoas, processos, programas e performance.
4 ps de marketing

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